O que é PNRS e PGRS? Quais são suas vantagens?

Resíduos

Em vigor desde 2010, o PNRS ou Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem como objetivo reduzir e controlar a emissão de resíduos por parte das empresas e indústrias. Dentro das estratégias estão, reciclar os resíduos sempre que possível e descartar corretamente os resíduos que não são recicláveis.

Se adequar à PNRS e elaborar um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) para sua empresa, agrega uma propagando positiva, reconhecimento, redução de custos e impostos, além de ajudar na preservação do meio ambiente.

Conheça abaixo outras vantagens de aderir à Política Nacional de Resíduos Sólidos:

Valorização da empresa

Realizar o descarte regularmente e de maneira adequada, passa a imagem que a empresa se preocupa com o meio ambiente, ecossistema e seu entorno. A sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presentes nos consumidores e, a busca por uma empresa sustentável, é cada vez maior. Aderindo ao plano, você ajuda ao meio ambiente e ainda possui uma estratégia de marketing para o mercado.

Marketing positivo

Como dizemos anteriormente, uma empresa parceira do meio ambiente tem sido procurada cada vez mais pelos consumidores. Usar essa procura como estratégia de marketing é uma boa opção quando se trata de marketing “boca a boca”. Consumidores que consomem produtos de empresas sustentáveis, repassam o produto à outros consumidores. Isso cria uma vantagem em relação aos concorrentes que não se adequaram sustentavelmente.

Sustentabilidade

A sustentabilidade agrega três princípios, economia, meio ambiente e sociedade. Aderindo ao PGRS, a empresa adere à rotina esses três elementos. Com isso, contribui para a geração de empregos (economia), oferece um produto com baixo impacto ambiental (ambiente) e por um preço acessível (sociedade).

Redução de custos

O tratamento de resíduos evita gastos desnecessários. Uma gestão de resíduos, na maioria dos casos, é mais barato que um descarte irregular das sobras de produção. A implantação de um plano pode ser realizada de diversas maneiras, desde a gestão própria dos resíduos, a contratar uma terceirizada para realizar o tratamento, tudo isso pode reduzir significativamente os custos de produção.

Premiação e certificado

Com um plano adequado, a empresa ou indústria pode ser reconhecida pelo seu esforço para manter o meio ambiente saudável. Através da sua contribuição e criações de campanhas, a empresa pode concorrer a premiações de sustentabilidade. Além dos prêmios, empresas que obedecem às normas são certificadas com os ISOs 14000 e 14001. Esses dois itens são obrigatórios para que a organização seja reconhecida internacionalmente por sua boa gestão ambiental.

Menos impostos

Além do cumprimento das leis e obrigações, um bom plano garante incentivos fiscais para a empresa. Um deles é a isenção do imposto de renda e o abatimento parcial do ICMS, gerando economia na produção e aumento no lucro.

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que a ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta. A Inovar possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Nosso objetivo é somar sustentabilidade ao aumento da eficiência dos processos produtivos industriais. Por isso, nossos serviços englobam a coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos industriais, químicos, sólidos, líquidos, eletroeletrônicos e perigosos.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar