31 3508.1919

Ausência de tratamento de resíduos líquidos pode resultar em perda de financiamentos

tratamento de resíduos líquidos

O tratamento de resíduos líquidos é um dos procedimentos mais importantes para a preservação ambiental, já que os efluentes representam uma grande ameaça para a natureza. As empresas responsáveis pela geração desse material devem ter atenção redobrada, pois a falta de gerenciamento pode resultar em problemas como poluição de lençóis freáticos, contaminações de rios e a perda de financiamentos – previsto na Lei 6.938/81, artigo 12.

Leia também: Conheça os benefícios de investir no tratamento de efluentes industriais

De acordo com a legislação, os danos causados ao meio ambiente são passíveis de gerar uma imposição de sanção administrativa. O dano pode ainda resultar em perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento público.

Atuação ilegal no tratamento de resíduos líquidos também resulta em problemas 

tratamento de resíduos líquidos

Por se tratarem de materiais perigosos, os resíduos líquidos podem causar diversos problemas na natureza e na saúde pública. Sendo assim, a atuação inadequada por parte de empresas não especializadas pode ser classificada como crime ambiental. Dentre os órgãos que podem autuar a companhia responsável pelo procedimento estão o Ibama, a Polícia Ambiental e o Ministério Público. Como consequência disso, a empresa pode ser multada, perder as certificações ambientais e sofrer paralisação temporária ou permanente das atividades.

Leia também: Resíduos químicos despejados nos rios intensificam poluição térmica da água; entenda

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site Facebook.

× Fale com a Inovar