Qual recomendação minha empresa deve seguir para descartar um EPI da melhor maneira?

Equipamentos essenciais para a garantia de segurança dos trabalhadores, os EPI’s são obrigatórios em diversas atividades. Assim, têm como função a proteção dos funcionários contra contaminações, exposição a produtos tóxicos e acidentes. No entanto, com o passar do tempo, eles perdem a validade, o que exige o seu descarte ideal. Dessa forma, saiba qual a recomendação ao descartar um EPI da sua empresa.

Leia também: Governo de Minas Gerais recebe R$ 100 milhões da União para acabar com os lixões no estado

Como proceder com o descarte ideal de um EPI

A começar, é necessário fazer a separação dos EPI’s por suas características, visto que cada uma das categorias têm um descarte ideal diferente. Os de classe I, considerados de alta periculosidade, devem ser encaminhados a empresas especializadas e com certificados para seu gerenciamento, como a Inovar Ambiental. 

No entanto, isso não significa que os EPI’s de classes IIA (não inertes) e IIB (inertes) podem ser descartados de qualquer forma. Como possuem alto potencial de reciclagem e, portanto, retorno à cadeia de produção devem ser confiados a parceiros que tenham equipe e infraestrutura capazes de gerenciá-los.

Por isso, escolha a Inovar Ambiental. Construa um futuro mais sustentável conosco!

Leia também: Gerenciamento correto de resíduos colabora para a diminuição de gás carbônico na atmosfera

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar