Dia de Proteção às Florestas

Hoje, dia 17 de julho, é comemorado o Dia da Proteção às Florestas, uma data para lembrarmos que preservar o verde não é apenas uma opção, mas uma necessidade.

Originalmente, nessa ocasião, comemorava-se o o Dia do Curupira, um personagem do folclore brasileiro conhecido por pregar peças naqueles que destroem a floresta. Mas, infelizmente, o personagem vive apenas nos contos infantis e a floresta não consegue se defender sozinha. Por isso, é nossa responsabilidade preservar este importante patrimônio do Brasil.

As florestas normalmente são definidas como uma vegetação rica em plantas arbóreas, onde as copas unem-se e formam o que chamamos de dossel. Entretanto, diversas definições existem, principalmente para nortear o trabalho de diferentes órgãos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, por exemplo, a floresta pode ser definida como uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.”

Independentemente da definição, esse tipo de vegetação caracteriza-se por sua importância principalmente no que diz respeito à biodiversidade, velocidade dos ventos e regime de chuvas. Em nosso país, encontramos importantes florestas, destacando-se a Amazônica, a maior floresta tropical do planeta. O maior desafio é conter seu desmatamento, assim como de outras regiões, como a Mata Atlântica e Cerrado, por exemplo.

Nós da Inovar Ambiental temos o compromisso de, através do gerenciamento ambientalmente correto de resíduos, zelar pelas florestas e todos os bens naturais imprescindíveis à vida, seja ela humana, animal ou vegetal.

 

 

× Fale com a Inovar