GESTÃO GLOBAL DE RESÍDUOS

Composta por uma série de procedimentos, a gestão global de resíduos da Inovar Ambiental é ideal para empresas que buscam implementar ações mais sustentáveis nas suas políticas. No entanto, para isso ser realizado com precisão, é elaborado um planejamento personalizado para os clientes. Assim, opera-se os processos da gestão de resíduos em parceria, de modo a contribuir com a preservação do meio ambiente, da saúde pública e com a otimização dos ciclos produtivos das empresas.


Como forma de garantir a eficácia dos serviços, a Inovar Ambiental preza pela utilização de tratamentos, tecnologias, equipamentos e instalações de qualidade. Dessa maneira, assegura-se a eficácia em todos os processos da Gestão Global de Resíduos, sendo eles:


Identificação dos processos e geração de resíduos: no início, é realizada a identificação dos processos produtivos responsáveis pela geração dos resíduos. Em seguida, há o estudo de caminhos para reduzir o volume da geração dos resíduos dos clientes, uma ação efetuada após a coleta de amostras para análises em laboratório.


Classificação dos resíduos: nessa etapa, ocorre a identificação dos aspectos físicos e químicos dos resíduos. Esse processo é guiado pela classificação dos materiais, que determina se são Classe I – Perigoso ou Classe II – Não Perigoso. No caso desse último quesito, ainda discrimina-se se o resíduo pode ser conferido em Classe II A – Não-inertes ou Classe II B – Inertes.


Análise de elegibilidade: com os resíduos já classificados, é executada uma análise sobre qual tratamento e destinação final são mais adequados.


Processo de segregação: por meio do acondicionamento dos resíduos de forma eficiente e de acordo com o que está previsto em lei, ocorre a separação do que pode ser reinserido na cadeia produtiva e o que necessita de outra destinação definitiva, como é o caso do coprocessamento.


Logística de transporte: para realizar o transporte, a Inovar Ambiental conta com veículos próprios para transportar resíduos de diferentes classes. Dessa forma, há o estabelecimento de uma logística segura e pautada nas ações dos órgãos de fiscalização e controle de transporte de cargas.


Coleta: com o apoio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), os profissionais da Inovar estão sempre prontos para realizar a coleta dos seus resíduos de acordo com suas características e níveis de periculosidade. Além disso, após a retirada dos materiais, é feito o transporte por motoristas que possuem o curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos.


Tratamento: por lidar com diferentes tipos de resíduos, a Inovar conta com variadas alternativas de tratamento. Entre os métodos aplicados, pode-se destacar:

 

Resíduos Industriais, perigosos, químicos e sólidos: nesses casos é aplicado o coprocessamento, um processo caracterizado pela destruição térmica em fornos de cimento. As exceções a esse tratamento são os resíduos de serviços de saúde, explosivos, nucleares, radioativos, pilhas e baterias, pesticidas, bem como os que tenham elevado teor de cloro ou metais pesados.

 

 

Resíduos líquidos: esses materiais são encaminhados para estações de tratamento, que por sua vez são responsáveis por neutralizar as características periculosas dos resíduos de modo que possam ser devolvidos ao corpo hídrico. Esse processo anula o perigo de contaminação ou qualquer ônus à natureza.

 

 

Eletroeletrônicos: para esses resíduos, cabe a manufatura reversa, um processo constituído pela desmontagem e separação das partes do equipamento para o posterior envio à reciclagem.

 

 

Produtos inservíveis: por se tratar de produtos variados, é realizada uma fragmentação adequada em cada material e suas, respectivas, embalagens. Dessa forma, é possível transformar os itens em pedaços minúsculos sem que marcas ou qualquer identificação continue legível. Por fim, os resíduos são enviados para o coprocessamento.

 

 

Destinação Final: ao fim da execução do tratamento adequado, a destinação final está completa sem que tenha gerado impacto significativo à natureza ou às pessoas.

 

 

Certificado de Destinação Final (CDF): como forma de atestar aos nossos clientes que os resíduos foram devidamente tratados e destinados, emitimos um certificado autenticado pela FEAM e Ibama constatando as práticas adotadas durante a gestão. Desta forma, a empresa se mantém alinhada com suas obrigações legais junto aos órgãos ambientais competentes e, assim, comprova a minimização dos impactos de suas atividades.

× Fale com a Inovar