TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Os tratamentos de resíduos industriais contam com diferentes modos de aplicação. Isso se deve ao fato de os materiais apresentarem características distintas, assim cabendo uma análise técnica para determinar as opções que podem ser aplicadas nos resíduos da empresa.

 

Independentemente da técnica utilizada, a Inovar Ambiental preza pela minimização dos impactos ambientais causados pelos materiais. Dessa maneira, priorizamos soluções sustentáveis, contribuindo não apenas com a proteção da biodiversidade, mas também da saúde pública.

 

Entre os processos adotados como forma de tratamento de resíduos, pode-se destacar:

 

Coprocessamento: processo caracterizado pela destinação final térmica, sendo comumente utilizado em fornos de fabricação de cimento. Isso porque, com esse procedimento, é possível reaproveitar os resíduos coletados como combustível da produção.

 

Manufatura reversa: é o processo de descaracterização dos produtos visando a reciclagem e destinação final dos materiais não recicláveis. Isso significa que os resíduos passam por um processo contrário ao da linha de montagem, já que, nesse caso, são transformados em fragmentos, para posteriormente serem despachados.

 

Fragmentação: utilizado para transformar documentos e demais produtos em pedaços minúsculos sem que marcas ou qualquer identificação fique legível. Por fim, os resíduos são enviados para o coprocessamento.

 

Encaminhamento para estações de tratamento: aplicado em resíduos líquidos, esse método é aplicado para neutralizar as sobras de produção e devolvê-las à natureza de forma segura e eficaz. Entre as aplicações estão: lavagem de maquinários, limpeza de pátios, uso para sistemas de resfriamento e demais processos que originalmente necessitam do uso de água.

× Fale com a Inovar