31 3508.1919

Entenda como fazemos o tratamento e destinação de cada tipo de resíduo

A Inovar Ambiental possui uma Gestão Global de Resíduos que funciona desde o momento em que a equipe faz a identificação dos passivos gerados e coleta no cliente até o momento em que se emite um certificado de destinação comprovando que os resíduos obtiveram o melhor e mais completo tratamento possível.

Para que você saiba quais os produtos que gerenciamentos e a forma legalmente e ambientalmente correta que agimos, listamos cada um deles abaixo:

– Resíduos Industriais, resíduos perigosos e resíduos sólidos: são aptos ao coprocessamento, que é a destruição térmica em fornos de cimento. As exceções a esse tratamento são os resíduos de serviços de saúde, explosivos, nucleares, radioativos, pilhas e baterias, pesticidas, bem como os que tenham elevado teor de cloro ou metais pesados.

– Resíduos líquidos: são encaminhados a estações de tratamento, que tornam suas características químicas aptas a serem devolvidos ao corpo hídrico, sem perigo de contaminação ou qualquer ônus à natureza.

– Resíduos químicos: são tratados através de coprocessamento.

– Eletroeletrônicos: cabe a manufatura reversa, que é a desmontagem e separação das partes do equipamento para o posterior envio à reciclagem.

– Produtos inservíveis: realizamos a fragmentação específica para cada tipo de produto e suas embalagens, sejam de plástico, metal, vidro ou papel, com ou sem conteúdo líquido. Assim, transformamos os produtos não comercializáveis em minúsculos pedaços em que as marcas ou qualquer identificação com o nome do gerador é impossível de ser identificado. Após este processo, encaminhamos o resíduo resultante para o coprocessamento, que é a destruição térmica em fornos de cimento.

– Lâmpadas fluorescentes e incandescentes: após a devida separação dos componentes da lâmpada fluorescente, o bulbo interno é separado e encaminhado para desmercurização térmica. O vapor de mercúrio segue para um sistema de controle que possui filtros de cartucho que o retém, além do particulado. Quando se trata de lâmpadas incandescentes, que não possuem mercúrio, fazemos a trituração e separação dos componentes (vidro e metais) e encaminhamos os subprodutos gerados para as indústrias de beneficiamento.

– Pilhas e baterias: após a coleta no gerador, as pilhas e baterias são devidamente acondicionadas e enviadas para a reciclagem com veículos específicos para esse tipo de transporte.

× Fale com a Inovar