Dia da Natureza

Hoje, 04 de outubro, comemora-se o Dia da Natureza, uma data importante para a reflexão a respeito das ações humanas em relação ao meio ambiente. Essa data foi escolhida porque é o dia reservado a homenagear São Francisco de Assis, um frade católico que se destacou pelo seu amor à natureza, principalmente aos animais.

É da natureza que retiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência. É ela também que garante o nosso desenvolvimento econômico, fornecendo-nos as matérias-primas necessárias para a construção de nossas obras, casas, máquinas, etc. A natureza, portanto, é essencial para o estabelecimento do homem no planeta.

Entretanto, apesar de o homem reconhecer a sua importância, a exploração exagerada e sem nenhum controle coloca em risco a qualidade e a quantidade de recursos naturais disponíveis no planeta. A poluição, a contaminação e a extinção de espécies são apenas alguns dos exemplos dos impactos gerados pela ação do homem.

Impactos negativos à natureza

Os impactos negativos que o homem causa à natureza são muitos. Na maioria das vezes, nem nos damos conta de como nossas atitudes podem prejudicar o meio ambiente. A forma como descartamos o lixo, o tempo no banho e o uso frequente de carros são exemplos de como atividades cotidianas podem afetar de maneira negativa a natureza.

O descarte inadequado de resíduos, por exemplo, pode ser responsável pela contaminação das águas e, consequentemente, por deixá-la imprópria para o consumo humano, assim como ser um vetor para inúmeras doenças. Por isso a Inovar Ambiental possui uma Gestão Global de Resíduos voltada a conferir o melhor tratamento e destinação possível a esse tipo de passivo.

× Fale com a Inovar