31 3508.1919

Exposição a resíduos químicos pode ser maior causa de morte no mundo

O relator especial das Nações Unidas sobre Gestão e Eliminação Racional de Substâncias e Resíduos Perigosos, Baskut Tuncak, alertou em setembro, em Genebra, que a exposição aos resíduos químicos pode ser a maior causa de doenças e mortes em todo o mundo. Ele declarou que os efeitos da exposição à poluição no ar, na água e nos alimentos têm maior impacto nos grupos vulneráveis. A informação é da ONU News.

Para Tuncak, este tipo de poluição mata mais os pobres, de forma desproporcional, com mais de 90% da incidência de doenças associadas ocorrendo em países de baixa ou média rendas.

Crianças e grupos minoritários são os mais afetados. O especialista destacou ainda que bilhões de pessoas estão do “lado errado” do que chamou de “divisão tóxica” e não conseguem obter compensação diante da grande indústria.

O especialista disse que os impactos da poluição e dos resíduos tóxicos são “evidentes”, mas muito pouco é feito para enfrentar esta crise de saúde pública.

As declarações do relator constam em um informe apresentado ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Para Tuncak, o motivo dessa inação se deve aos Estados que promovem os direitos humanos no exterior, ignorando as questões domésticas.

  • Por isso, a Inovar Ambiental é especializada na destinação ambientalmente correta e segura de resíduos químicos afastando, assim, qualquer risco de contaminação às pessoas e ao meio ambiente.
× Fale com a Inovar