Inovar Ambiental realiza tratamento e destinação de lâmpadas, pilhas e baterias

Itens comuns e fundamentais no dia a dia, lâmpadas, pilhas e baterias podem causar grandes prejuízos ambientais e de saúde pública quando são descartados de forma inadequada, justamente pelas substâncias químicas que os compõem.

Apenas uma empresa com uma Gestão Global aplicável às necessidades de cada gerador, de diferentes setores, pode conferir o destino correto a esses resíduos. Por isso a Inovar possui uma atuação firme e consolidada quando se trata desses tipos de passivos.

No caso das lâmpadas, os cuidados para que não haja fuga de vapor de mercúrio são a nossa prioridade. Além disso, separamos os soquetes e terminais para encaminhá-los a reciclagem, assim como o vidro, após descontaminação. Temos um controle absoluto para que esse tipo de passivo não represente qualquer risco ao meio ambiente ou à saúde humana.

Quanto às pilhas, cujo nosso país produz cerca de 800 milhões de unidades por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o problema reside em seus quatro principais metais pesados: mercúrio, cádmio, chumbo e manganês.

Tratamento de destinação final

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes: após a devida separação dos componentes da lâmpada fluorescente, o bulbo interno é separado e encaminhado para desmercurização térmica. O vapor de mercúrio segue para um sistema de controle que possui filtros de cartucho que o retém, além do particulado. Quando se trata de lâmpadas incandescentes, que não possuem mercúrio, fazemos a trituração e separação dos componentes (vidro e metais) e encaminhamos os subprodutos gerados para as indústrias de beneficiamento.

Pilhas e baterias: após a coleta no gerador, as pilhas e baterias são devidamente acondicionadas e enviadas para a reciclagem com veículos específicos para esse tipo de transporte.

Após o processo, emitimos um Certificado de Destinação, um documento que atesta que as lâmpadas ou pilhas e baterias sofreram a devida destinação ambientalmente correta e, assim, não gerarão impactos ao meio ambiente. O certificado é uma importante salvaguarda perante aos órgãos ambientais e demais fiscalizadores.

× Fale com a Inovar