31 3508.1919

Dia do Gari: importância máxima e diária

Hoje, dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. Mais do que uma simples lembrança, esse profissional merece respeito e gratidão. Sem ele, nossas ruas seriam verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto e grandes vetores de doenças. A varrição executada por esses agentes é fundamental ao meio ambiente urbano e, mesmo assim, eles não recebem a devida valorização.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos Garis. Mesmo contando com as coletas municipais e com empresas que fazem o correto gerenciamento, como a Inovar Ambiental, uma grande parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o Gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui, também, os riscos de bueiros entupidos que ocasionam enchentes.

Por ser uma profissão de movimentação diária, os Garis precisam ser pessoas ágeis, dinâmicas, dedicadas, focadas, resilientes, motivadas e dispostas a oferecer seus serviços à sociedade. Além disso, uma grande força de vontade para trabalhar em prol do bem das pessoas. Basta uma volta pelas cidades do Brasil para comprovar de perto todas essas características! Parabéns a todos eles!

E amanhã, dia 17, é a data reservada ao Dia Mundial da Reciclagem. Nessa data, vale a reflexão sobre o papel da sociedade na produção do lixo individual e coletivo; e como colaborar para reciclar todo esse resíduo acumulado.

No processo de reciclagem, o meio ambiente é preservado, diminui-se a poluição do solo, da água e do ar, o descarte inadequado e o custo de produção. Estudos indicam que anualmente, nós brasileiros produzimos mais de 76 milhões de resíduos por ano, mas só 3% desse volume é reciclado.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que a humanidade gerará 2,2 bilhões de toneladas de lixo até o ano de 2025, um grande aumento, se considerarmos que hoje a quantidade está em torno de 1,3 bilhões.

Esses números mostram como a gestão e gerenciamento dos resíduos e o descarte correto de materiais se torna cada dia mais imprescindível para que o mundo caminhe para um desenvolvimento sustentável. Essa é a missão que a Inovar Ambiental se incumbe diariamente.

× Fale com a Inovar