31 3508.1919

Danos da contaminação do solo pelo lixo vão além da mudança na paisagem

A contaminação do solo pelo lixo humano e industrial é um dos principais males ambientais. O descaso em relação a um tratamento adequado de resíduos químicos, metais pesados, plásticos e materiais transforma paisagens verdes em grandes lixões feios e malcheirosos.

Leia também: Inovar Ambiental realiza o gerenciamento de produtos inservíveis

Porém, as consequências da negligência de empresas em relação aos seus resíduos vão muito além da mudança visual. A contaminação do solo pelo lixo é capaz de infertilizar uma área completa para o plantio, reduzir a quantidade da vegetação local, contaminar o lençol freático, liberar gases poluentes e gerar um grande desequilíbrio ecológico, uma vez que os objetos estranhos podem contribuir para a extinção de espécies de animais e plantas.

Contudo não é apenas as plantas e os animais que sofrem com os efeitos da poluição do solo. Ao consumir um alimento ou uma água imprópria o ser humano pode ser infectado por larvas como a migrans, conhecida como bicho geográfico, a ancilostomíase, a ascaridíase, além do bacilo do tétano que podem ser fatais para o hospedeiro, se não tratados.

Leia também: Os riscos do descarte irregular de lixo eletrônico

Importância de instituições que atuam na causa da contaminação do solo pelo lixo

Contaminação do solo pelo lixo pode tonar um ambiente infétil
Crédito da imagem: David Riaño Cortés/Pexels

Para evitar que esses e outros danos ambientais e para a saúde pública aconteçam é extremamente importante contar com instituições que zelem por uma coleta, armazenamento, transporte e destinação final responsável. Ou seja, com o devido cuidado que cada tipo de resíduo sugere.

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que a ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta. A Inovar possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Nosso objetivo é somar sustentabilidade ao aumento da eficiência dos processos produtivos industriais. Por isso, nossos serviços englobam a coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos industriais, químicos, sólidos, líquidos, eletroeletrônicos e perigosos.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar