31 3508.1919

UFMG desenvolve espuma capaz de tirar agrotóxico dos alimentos

O plástico é um dos materiais mais maleáveis que se tem conhecimento e por conta dessa característica é utilizado nas mais diversas áreas. No entanto, o seu uso também traz diversos problemas, como a poluição causada por esse material. Visando solucionar esse problema e a questão dos agrotóxicos, pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveram uma espuma capaz de detectar e tirar agrotóxico dos alimentos e da água.

 Leia também: Inovar Ambiental faz parceria com instituições de ensino e coleta resíduos de escolas e comunidades

Como a espuma consegue tirar o agrotóxico dos alimentos

tirar agrotóxico dos alimentos

A espuma foi desenvolvida a partir de resíduos da indústria petroquímica e materiais naturais, como óleo de mamona. Essa combinação resulta da interação de grupos químicos com os pesticidas, acontecendo assim a identificação dos agrotóxicos.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a espuma feita de poliuretano (material plástico usado para criar esponjas, espumas isolantes etc.) não retira os nutrientes do alimento, apenas os agrotóxicos. A porcentagem de eficiência da espuma chega à 95%.

Em entrevista ao site O Tempo, a engenheira química líder do projeto, Marys Lene Almeida, disse que a espuma pode ajudar a minimizar os impactos ambientais:

“Primeiro conseguimos retirar pesticidas de sistema aquoso, assim como de alimentos. Hoje, por exemplo, a água para consumo humano é tratada com carvão vegetal, cujo custo é muito maior do que o custo da espuma. Ou seja, ela apresentou uma aplicabilidade técnica, econômica e ambiental, em larga escala, extremamente viável”.

 Leia também: É possível transformar resíduos da indústria de papel em bioetanol

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais.

A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar