31 3508.1919

Qual a importância do descarte correto de pilhas e baterias?

O descarte de resíduos é tema recorrente quando o assunto são os problemas ambientais. Isso porque ambos estão correlacionados, já que o descarte inadequado de resíduos está diretamente ligado com boa parte da poluição. Por conta disso, a destinação correta de pilhas e baterias tem ganhado cada vez mais importância, já que são alguns dos resíduos mais perigosos, uma vez que apresentam um grau significativo de toxicidade.

Leia também: Conheça os impactos gerados pelos metais pesados no meio ambiente

Por conta das características dos materiais, o contato com o meio ambiente é extremamente danoso, podendo fazer com que o solo se torne infértil e a água imprópria para o consumo. Para o corpo humano o efeito é tão mortal quanto, uma vez que as substâncias presentes nas pilhas e nas baterias podem colaborar com o surgimento de doenças em diversas partes do organismo, como pulmão, rins, fígado e sistema nervoso central. Dentre as doenças que podem surgir está o câncer.

A contaminação ocorre por conta de componentes, como cádmio, chumbo e mercúrio que estão presentes em pilhas e baterias.

Como fazer o descarte correto de pilhas e baterias

descarte correto de pilhas e baterias

A primeira coisa que se deve lembrar ao descartar esses materiais é: nunca os deixe junto com os outros lixos. O contato entre eles pode fazer com que a contaminação ocorra, levando o lixo comum a carregar as substâncias perigosas.

Já o segundo passo é tão simples quanto o primeiro. Basta que você leve as pilhas e as baterias devidamente separadas até um ponto de coleta especializado.

Leia também: Quais materiais são classificados como resíduos perigosos e por quê?

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar