31 3508.1919

Conheça as classificações dos resíduos industriais

Os resíduos industriais são gerados em praticamente todas as etapas de fabricação de um produto. Com isso, duas das principais preocupações com as quais o setor deve ter são: o volume gerado e as características desses vestígios. Para dar conta de solucionar essas questões, o gerenciamento deve seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, e respeitar as classificações da norma NBR 10.004.

Leia também: Descarte inadequado de metais pesados põe saúde pública em risco

Com isso, os resíduos industriais devem ser coletados, transportados, armazenados, tratados e possuir a destinação final de acordo com suas respectivas classes, que são três: Classe I, Classe II A e Classe II B. 

O que significa cada uma dessas classes de resíduos industriais?

resíduos industriais

A Classe I é composta por resíduos perigosos. Isto é, aqueles que mais precisam de atenção, já que, se descartados de maneira inadequada, podem danificar o meio ambiente de forma irreversível e ainda colocar a saúde pública em risco. O alto nível de periculosidade se deve pelo fato de que é justamente nessa categoria que estão os materiais radioativos, restos de tinta, óleos lubrificantes contaminados e produtos que contêm metais pesados. 

Já a “Classe II A – não inertes” é basicamente tomada por resíduos que não apresentam periculosidade, mas possuem características, como combustão, biodegradabilidade e solubilidade. Muitos deles demoram mais um século para que sejam decompostos. Os principais exemplos desse tipo de resíduos são: lixo doméstico, plástico, vidros e materiais ferrosos.

Por fim, a “Classe II B – inertes” é constituída por vestígios que, mesmo com o passar do tempo  não sofrem alterações, e também não modificam o solo ou os recursos hídricos, já que não liberam substâncias que prejudicam o meio ambiente. Os principais exemplos dessa classe são os entulhos de demolição, da construção civil e as sucatas de ferro.

Leia também: Má gestão de resíduos sólidos soma gastos de R$ 5,5 bilhões por ano ao Brasil, aponta pesquisa

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar