31 3508.1919

O que é reciclagem industrial e quais seus benefícios

reciclagem industrial

A reciclagem é um dos melhores métodos de gerenciamento de resíduos. Afinal de contas, problemas como contaminação do solo, rio e ar são automaticamente prevenidos, já que a técnica reduz o volume de resíduos sólidos em aterros. Além da questão ambiental, outro risco que é diminuído é em relação à geração de doenças, já que a proliferação de microrganismos patológicos é evitada. Todos esses benefícios acontecem com o reaproveitamento de resíduos domésticos, mas com a reciclagem industrial o peso dessas vantagens é ainda maior.

Leia também: O papel da trituração do plástico para reciclagem

Isso acontece porque quando se fala em indústria, a escala de resíduos é muito maior. Isto é, o descarte inadequado de uma única empresa pode equivaler ao de algumas dezenas de famílias. Assim, o gerenciamento de resíduos se torna uma responsabilidade da qual as instituições não podem fugir, já que o seu não cumprimento também ocasiona em sanções.

O que pode ser enviado para a reciclagem industrial?

reciclagem industrial

Entre os materiais resultantes dos processos de produção que podem ser reciclados estão o vidro, que pode ser reaproveitado em 100%. Outro benefício que diz a seu respeito é que a qualidade do vidro não é prejudicada com os processos de reciclagem. O aço é outro elementos que contém essas mesmas características

A indústria também pode se atentar para a reciclagem dos entulhos (construção civil), borracha, madeira, cobre, pilhas, baterias, além de materiais eletroeletrônicos que, mesmo contendo metais pesados, ao serem gerenciados com precisão podem ter esses elementos extraídos, para que os demais materiais sejam reaproveitados. 

Ao destinar os resíduos para a reciclagem industrial, a empresa também consegue reduzir seus custos de produção industrial, intensificar ações sustentáveis na rotina e ganhar notoriedade entre clientes e instituições que também valorizam a preservação do meio ambiente. 

Leia também: Qual a importância do descarte correto de pilhas e baterias?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar