31 3508.1919

Resíduos eletrônicos: quais são os riscos para a saúde humana

A presença de produtos eletrônicos em nosso cotidiano tem crescido cada vez mais e, como consequência, o volume de materiais descartados, como celulares e computadores. Apesar de parecerem inofensivos, os resíduos eletrônicos precisam de um tratamento adequado, já que apresentam perigos ambientais e para a saúde humana.

Leia também: Conheça os gases responsáveis pela poluição atmosférica

O risco existe devido aos componentes presentes nos produtos, como o chumbo e o mercúrio. Caso haja algum dano (rachadura, rompimento etc.) em um dispositivo, essas substâncias podem entrar em contato com o corpo humano. Como consequência, o indivíduo contaminado poderá desenvolver alguma doença.

O chumbo, por exemplo, pode afetar diretamente os rins, o sistema nervoso e ainda causar anemia. Enquanto que o mercúrio, além de afetar as mesmas regiões, pode provocar problemas no fígado.

Outros riscos oferecidos pelos resíduos eletrônicos não tratados

resíduos eletrônicos

Além do chumbo e do mercúrio, os resíduos eletrônicos carregam em si outras substâncias igualmente perigosas, como o cádmio, o arsênico e o berílio. O primeiro deles afeta os ossos, os rins e os pulmões. O arsênic0, por outro lado, age no sistema nervoso e pode causar câncer, principalmente o de pele. Já o berílio está fortemente relacionado aos quadros de câncer de pulmão.

Para evitar que esses problemas e qualquer outro tipo de contaminação aconteça, a Inovar Ambiental conta com os serviços de coleta, acondicionamento e transporte de resíduos eletroeletrônicos, garantindo assim que os materiais receberam o tratamento adequado.

Leia também: Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar