31 3508.1919

Dia da Amazônia: conheça um pouco mais sobre a floresta tropical mais rica em biodiversidade do mundo

Esta quinta-feira (5) é um dia de reflexão. Escolhido no ano de 1850 pelo até então Príncipe D. Pedro II como a celebração da criação da Província do Amazonas (atual estado nortista), o Dia da Amazônia, atualmente, é uma data voltada para a conscientização acerca da preservação desse bioma que possui cerca de 6,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão.

Leia também: Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

Todo esse tamanho abriga, de acordo com a contagem da ONG WWF – Brasil, 40 mil espécies vegetais, 1.294 aves, além de 427 anfíbios, 427 mamíferos, 378 répteis e 3 mil peixes da região. A riqueza de invertebrados é ainda mais impressionante em dados numéricos. Os cientistas já contabilizaram entre 96.660 e 128.840 espécies de insetos, somente na parte brasileira do bioma. 

Os benefícios da Floresta Amazônica refletem no mundo todo

Dia da Amazônia

Responsáveis pelos fenômenos de “evapotranspiração” e formação dos “rios voadores”, as árvores da Floresta Amazônica são uma das causadoras pelas chuvas das regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ajudando assim diretamente no cultivo da agropecuária e na manutenção da umidade e qualidade do ar de milhões de seres vivos. 

Já quando se trata de produção de bens mercantis, o bioma também é uma referência, uma vez que fornece alimento, matérias-primas florestais e minerais, bem como medicamentos para diversas partes do mundo. Desse modo, a preservação e o uso consciente das riquezas da Amazônia são fundamentais para garantir o bem-estar das gerações futuras e do planeta. 

Leia também: O que é reciclagem industrial e quais seus benefícios

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar