31 3508.1919

Entenda a importância do Dia Nacional da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo é celebrado anualmente no dia 15 de abril e possui como um de seus objetivos conscientizar sobre o importante papel desempenhado pelas diferente superfícies. Dentre as funções exercidas pelo solo estão criação de condições para plantio, criação de moradias, utilização como habitat por animais e atuação como suporte da água e do ar.

Leia também: Gestão de resíduos adequada é essencial para prevenir a disseminação de vírus; veja

Devido aos fatores citados, fica evidente a importância que o solo desempenha na vida de todos. Por conta disso, é preciso que se estude cada detalhe desse componente natural, para ajudar assim na sua preservação. Esse quesito é uma das pautas levantadas pelo Dia Nacional da Conservação do Solo, uma vez que as pesquisas sobre o tema se demonstram escassas se comparadas com outras pautas ambientais.

Dia Nacional da Conservação do Solo alerta conscientização

Dia Nacional da Conservação do Solo

Com a falta de pesquisas sobre o assunto, acabam surgindo problemas naturais, como é o caso da degradação solo. Podendo ser causado por esgotamento, erosão, salinização, compactação ou desertificação, o fenômeno se deve à algumas alterações. Dentre as mudanças no solo que podem causar complicações no ambiente estão adulterações das características físicas, químicas e biológicas do local.

Por ser um recurso natural, assim como as árvores, é necessário ter consciência sobre a conservação do solo. Quanto maior for a degradação, maiores serão os problemas, que enfim poderão atingir não apenas as regiões mais afastadas do centros urbanos, mas também as cidades. Em casos de degradação de um solo fértil, por exemplo, é possível que toda uma safra de fruta seja perdida, o que resultaria em danos para os produtores e também para os consumidores.

Leia também: Prazo de entrega do RAPP é estendido para junho de 2020

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar