31 3508.1919

Saiba o que é o conceito de produção sustentável e quais seus benefícios

produção sustentável

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a produção sustentável se trata da incorporação das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços. Ou seja, as empresas e fábricas que respeitam esse conceito agem dentro de uma lógica em que há menos emissões de gases do efeito estufa, utilizam o máximo possível energias mais amigáveis ao meio ambiente e procuram aumentar a vida útil de produtos e matérias-primas, reinserindo-os em novas cadeias produtivas.

Leia também: Primeiro semestre do MTR registra o transporte de 900 mil cargas de resíduos sólidos

Porém, ao contrário do que muita gente pensa é possível sim se desenvolver e ganhar competitividade no mercado mitigando os impactos no meio ambiente. Isso porque, a produção sustentável pode aumentar a rentabilidade do negócio, melhorar a imagem corporativa, ter redução nos custos de produção e até gerar economia nas contas de água e luz, já que utilizará métodos que minimizam esses custos. 

Produção sustentável também colabora na questão residual

produção sustentável

Com o foco na minimização dos impactos ambientais, a empresa também ganha com a redução dos custos com o gerenciamento de resíduos, uma vez que produzirá bem menos. Além disso, caso sua empresa gere um pequeno volume de resíduos, conte com empresas como a Inovar Ambiental que têm orçamentos que cabem na sua receita. Dessa forma, você cumpre sua obrigação ambiental, independente do tamanho do seu empreendimento. 

Leia também: Gestão de resíduos adequada é essencial para prevenir a disseminação de vírus; veja

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar