31 3508.1919

Entenda a importância da gestão de resíduos em oficinas mecânicas

A gestão de resíduos é um procedimento geralmente associado às grandes empresas. No entanto, a geração de materiais não é necessidade exclusiva delas, uma vez que pequenos empreendimentos também são responsáveis por produzir um alto volume de resíduos. É o caso das oficinas mecânicas.

Leia também: Veja como a economia circular pode ser benéfica para o funcionamento das empresas

Por se tratarem de estabelecimentos que produzem muitos materiais que devem ser descartados corretamente, as oficinas contam com obrigações legais relacionadas aos processos que empregam para tratar dos materiais. Dentre os detalhes que devem ser informados estão os resíduos produzidos e o destino dado para os mesmos.

Gestão de resíduos em oficinas: empreendimentos contam com materiais perigosos

Além do grande volume de materiais, as oficinas mecânicas também são responsáveis por gerar resíduos perigosos, como as baterias. Por possuírem características corrosivas, é preciso que os profissionais de coleta saibam como manusear esses itens, além de também utilizem equipamentos de proteção. Dessa maneira, é possível evitar o contato com o eletrólito, a substância responsável por tornar o resíduo perigoso.

Por conta de todos esses fatores, é preciso que oficinas contem com o auxílio de empresas especialistas na gestão de resíduos, como é o caso da Inovar Ambiental. Para ajudar com o tratamento dos materiais, contamos com um serviço especial para pequenos geradores de resíduos, para garantir uma destinação final a eles, independentemente da quantidade. 

Leia também: Máscaras, viseiras e demais EPIs devem ser tratados como resíduos perigosos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar