31 3508.1919

Embalagens de aerossol devem receber tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) é composta por diversas normas, que por sua vez abrangem diferentes resíduos. Dentre os materiais que precisam ser tratados de acordo com a PNRS estão as embalagens de aerossol, visto que apresentam riscos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Leia também: Veja como funciona o processo de coleta de resíduos perigosos

Por conta dos possíveis danos citados, esse tipo de material requer a aplicação das diretrizes da PNRS, que dentre suas normas institui que haja incentivo nos processos de redução, destinação, reciclagem e reutilização dos resíduos. Sendo assim, é preciso se atentar não apenas para o descarte dos materiais, mas também para os demais tratamentos designados para o mesmo.

Embalagens de aerossol também contam com responsabilidade compartilhada entre empresas

embalagens de aerossol

Outro aspecto muito importante da PNRS é o compartilhamento de responsabilidade entre as empresas envolvidas. Isso significa que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio Estado precisam compreender os seus respectivos papéis no tratamento de resíduos. No casos das embalagens de aerossol, isso não é diferente.

Por conta disso, é essencial que haja uma colaboração entre todos os envolvidos, facilitando a redução e a destinação adequada dos materiais.

Leia também: Tratamento adequado de produtos inservíveis: um importante recurso para a proteção da marca empresarial

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar