31 3508.1919

Entenda como a logística reversa pode ser aplicada na destinação de resíduos eletrônicos

A destinação de resíduos eletrônicos é um dos procedimentos que mais requer cuidado, uma vez que os materiais contam com características potencialmente danosas. Por conta disso, existem métodos para que a reciclagem ocorra, como é o caso da logística reversa.

Leia também: Gestão de resíduos eletrônicos: entenda a divisão de linhas entre os equipamentos

O procedimento se caracteriza pela neutralização do impacto ambiental, tornando possível que os resíduos possam ser utilizados de uma nova maneira. No caso dos materiais eletrônicos, o processo permite que haja a obtenção de matéria-prima ou subprodutos, ambos com grande potencial de serem reaproveitados no mercado.

Dessa forma, o que seria apenas sucata descartada, acaba se tornando uma nova renda para a empresa responsável pelo tratamento.

Aplicar a logística reversa na destinação de resíduos eletrônicos é benéfico para o meio ambiente

Como já citado, a logística reversa possui como uma de suas principais características a neutralização do impacto ambiental. Isso significa que, após passar pelo processo, os resíduos deixam de apresentar perigos para o meio ambiente.

Dentre as complicações que passam a deixar de ser um risco estão a contaminação do solo, dos mananciais e até mesmo a proliferação de doenças resultantes do contato com os resíduos.

Leia também: Decreto do governo pretende aumentar pontos de coleta de resíduos eletrônicos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar