31 3508.1919

Indústria alimentícia: entenda a importância do descarte correto no setor

Com o objetivo de diminuir a geração de resíduos, bem como os impactos que se originam dela, surgiu a Lei nº 12.305/10, responsável por implementar a Política Nacional de Resíduos. Dessa forma, todas as categorias de rejeitos devem seguir esse regulamento. No caso dos resíduos da indústria alimentícia não é diferente.

Leia também: Entenda a diferença entre caracterização e classificação de resíduos

O tratamento adequado aos resíduos alimentares pode proporcionar diversos impactos positivos para o meio ambiente. Dessa forma, quando destinados incorretamente, os rejeitos causam um grande estrago em diversos setores, desde o ambiente corporativo até a própria natureza, o que revela a importância da atividade.

Tratamento de resíduos da indústria alimentícia

Nesse processo existem diversos benefícios. Eles envolvem desde a preservação da qualidade de recursos hídricos – quando ocorre a lavagem durante o procedimento de produção de alimentos -, passando pelo reaproveitamento de efluentes, até chegar a diminuição da pressão em aterros sanitários, pontos extremamente importantes para o desenvolvimento sustentável.

Leia também: Conheça práticas sustentáveis para a sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

 

 

× Fale com a Inovar