31 3508.1919

Destinação final de resíduos sólidos: saiba quais são os processos mais utilizados

As questões ambientais têm se tornado uma pauta cada vez mais importante em diversas áreas da sociedade. Isso não é diferente com as empresas, principalmente aquelas que lidam com materiais que precisam ser destacados. Nesse caso, entra em cena a destinação final de resíduos sólidos.

Leia também: Conheça práticas sustentáveis para a sua empresa

Quando tratamos desse tema, logo é necessário lidar com os métodos utilizados para que os itens não prejudiquem o meio ambiente. Entre os procedimentos mais aplicados está a compostagem, um processo caracterizado pela decomposição microbiana que acaba transformando matéria orgânica em adubo. Dessa forma, os resíduos não precisam ser enviados aos aterros.

Conheça outros procedimentos utilizados na destinação final de resíduos sólidos

Outro processo muito aplicado é o co-processamento em fornos de cimentos. No caso desse procedimento, a realização ocorre por meio da queima de resíduos em fornos de cimento com temperaturas acima de 1.200 °C. Assim, ocorre a destruição de quase toda a matéria orgânica e também há o reaproveitamento de energia, uma vez que o material gera uma substância que pode atuar no lugar do combustível. 

Semelhante a esse procedimento temos a incineração, um processo mais custoso e que é responsável por causar a decomposição térmica dos resíduos. Por conta disso, o serviço faz com que haja redução do volume e da toxicidade do material.

Já para empresas que preferem uma outra alternativa, há também a conhecida reciclagem. Por meio desse procedimento, é possível transformar as propriedades físicas, físico-químicas ou biológica do resíduo. Dessa forma, o material é alterado para ser utilizado como insumo ou até mesmo um novo produto.

Leia também: Saiba o que é o conceito de produção sustentável e quais seus benefícios

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar