31 3508.1919

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Hoje, 11 de janeiro, é celebrado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data tem como objetivo conscientizar a população a respeito dos riscos da utilização de agrotóxicos, seja para a saúde ou para o meio ambiente, levantando um alerta para o setor do agronegócio. Contudo, o tema ainda é um desafio no país, haja vista o consumo excessivo dessas substâncias no campo produtivo.

Leia também: Minas Gerais e Reino Unido fecham parceria para fomentar o desenvolvimento verde

Desde 2008, o Brasil é considerado um dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo, taxa essa que tem se  elevado. A Fundação Oswaldo Cruz – especializada em ciência e tecnologia – revela que, no período de um ano recebe, no mínimo, 10 mil denúncias de intoxicação por agrotóxico no Brasil.

Dessa forma, a data visa fomentar debates acerca da utilização excessiva de agrotóxicos. Os impactos do mau uso das substâncias são alguns dos temas que a data busca discutir. Entre eles, é possível citar os diversos danos ao meio ambiente, aos agricultores e, por fim, aos consumidores. Todavia, estudos sustentáveis e práticas, como a agroecologia podem reverter esse cenário.

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos: origem da data

Controle da Poluição por Agrotóxicos

A data celebrada no dia de hoje teve origem no Decreto Federal de 11 de janeiro de 1990, quando saiu a primeira regulamentação em torno dos agrotóxicos. Nos dias de hoje, a lei é regulamentada por um decreto do ano de 2002 de número 4074.

Leia também: O que é um biodigestor e quais são os tipos? 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar