31 3508.1919

Resíduos radioativos: o que diz a legislação a respeito deles

Quando a temática é o tratamento dos resíduos radioativos, prezar pela segurança é fundamental. Dessa forma, trabalhar com ética e responsabilidade dentro dessa área é um dever atribuído a todos os profissionais. Posto isso, conhecer o que diz a legislação a respeito do assunto é um dos primeiros passos para prevenir acidentes graves, entre outras complicações ambientais. 

Leia também: Disposição final de resíduos: saiba o que é proibido na área

Diferente das demais categorias, as especificações quanto ao tratamento dos resíduos radioativos não estão presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso acontece pois existe uma legislação específica para esses materiais, é a lei 10.308 de 2001. No documento é possível encontrar informações sobre a forma de tratar os resíduos radioativos, desde orientações sobre os tipos de depósito até licenciamento e administração.

O que diz a lei 10.308 sobre resíduos radioativos?

Além do que foi citado, a legislação também estabelece mais dados sobre o gerenciamento de resíduos radioativos, como os custos, remunerações e indenizações. Fora isso, a lei apresenta uma classificação nos tipos de depósito, sendo eles:

  • Depósito inicial: local em que os resíduos ficam por um período curto de tempo, até serem transportados para os depósitos intermediários/final;
  • Depósito intermediário: onde os resíduos ficam até a próxima destinação;
  • Depósito final: onde os materiais ficam definitivamente, passíveis de mudança apenas por motivos econômicos e legais.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar