31 3508.1919

O que é o Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP)?

Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais

O Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais, significado da abreviação RAPP, é um importante instrumento para a gestão ambiental. O papel do documento é reunir informações a respeito dos processos ambientais, colaborando, portanto, nas atividades de fiscalização e controle do meio ambiente.

Leia também: Saiba como o tratamento de resíduos concebe crédito de Cofins

Em primeiro lugar, a elaboração do RAPP é obrigatória para empresas que, de alguma forma, estão sujeitas à TCFA. Essa sigla corresponde à Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, que é, por sua vez, aplicada às corporações que realizam atividades potencialmente poluidoras. Dessa forma, gerando o relatório e tendo as contas da TCFA em dia, a corporação atua de forma responsável e transparente com o meio ambiente.

Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais e a legislação

Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais

Uma das principais diretrizes do RAPP é o compromisso com o meio ambiente, fazendo isso por meio da gestão, fiscalização e controle ambiental. Instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, o Relatório foi regulamentado pela IN IBAMA n° 6/2014.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar