31 3508.1919

Conheça as melhores práticas no controle de geração de resíduos

A geração de resíduos é responsável por muitas preocupações, já que todas as atividades econômicas geram algum tipo de resíduo em suas atividades. Sendo assim, obter um melhor controle desse fator envolve o mapeamento dos processos da empresa, a análise dos resíduos gerados e a destinação final dada a eles. 

Leia também: Importância do licenciamento ambiental para empresas que tratam resíduos

Confira as melhores práticas que proporcionam melhor gerência na geração de resíduos.

 

  • Diminuição no custo de coleta, transporte e destinação correta;
  • Aumento da margem de lucro, pois reutilizando ou reciclando os resíduos a empresa é possível gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos;
  • O produto passa a ter sua imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes; 
  • Não sofrer penalidades pela legislação vigente, devido a não conformidades relacionadas a gestão de resíduos;
  • Diminuição de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. 

 

Melhores práticas no controle de geração de resíduos

geração de resíduos

Gerenciamento de resíduos

Uma das principais ações recomendadas para o setor industrial é o gerenciamento adequado dos resíduos. Antes de saber o que fazer com o material, é essencial que ele seja organizado e separado da maneira como a lei e as boas práticas pedem. A organização que não faz o gerenciamento de resíduos estará cometendo crime ambiental, com pena de fechamento de um a cinco anos. 

A geradora pode terceirizar certas etapas do processo de gestão, como o tratamento e o transporte. Porém, é responsabilidade dela fazer uma gestão eficaz sobre os fornecedores. 

Diminuição da produção de resíduos

Mais importante do que gerenciar os resíduos sólidos de forma correta é a diminuição da sua produção. Quanto menos as empresas geram, menores são as possibilidades de degradação do meio ambiente. A ação de diminuir a produção de resíduos também pode ser uma maneira de diminuir gastos, gerar economia e obter maior controle de geração.

3 Rs – Reduzir, reutilizar e reciclar

As práticas que envolvem os 3R’s são fundamentais para o comportamento sustentável de qualquer empresa consciente. A ação de reduzir a geração de resíduos deve ser um hábito das organizações e podem ser administradas a partir de questionamentos e planejamento estruturados. O ato de reutilizar é impedir que materiais ou produtos que ainda podem ser usados na linha de produção deixem de ir para o lixo. 

Já o processo de reciclagem é um ato de tornar o resíduo útil novamente, entre eles estão a compostagem e a biodigestão anaeróbica. 

Coleta Seletiva

A separação e a destinação correta dos resíduos também é uma prática importante para evitar que os materiais sejam descartados de forma incorreta ou transformados em lixo.

Uma norma que, além de incentivar a coleta seletiva, também proporciona condições de adequação perante as leis ambientais entre outras ações é a ISO 14001 2015. Reconhecida internacionalmente, essa norma garante uma série de benefícios para tornar a empresa lucrativa e sustentável, além de oferecer os requisitos necessários para a criação de um sistema de gestão ambiental com padrão internacional.

Software de gestão de resíduos

Com a ajuda de um software de gestão de resíduos é possível ter o controle total dos processos de gerenciamento em uma única plataforma.

Leia também: Saiba o que é a redução de resíduos na fonte geradora

 A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar