31 3508.1919

Coprocessamento de resíduos: como o método ajuda na destinação final e o setor da construção?

coprocessamento de resíduos

O coprocessamento de resíduos é uma das alternativas para o tratamento de resíduos. Considerada rentável e adequada para a destinação final dos materiais, a técnica auxilia no gerenciamento e ainda proporciona vantagens para o âmbito econômico e ambiental. Mas, afinal, como funciona essa estratégia?

Leia também: Gestão de resíduos sólidos é uma atividade promissora para a transformação do futuro

Em poucas palavras, o coprocessamento se define pela integração de dois procedimentos, o que ocorre principalmente nas indústrias de cimento. O primeiro é a queima de resíduos sólidos industriais, que até então seriam despejados em aterros e por fim, soma-se a isso a fabricação de itens que demandam de uma alta temperatura durante sua produção.

Desta forma, além de unir o útil ao agradável, reduzindo os custos produtivos na corporação, essa alternativa ainda contribui para a preservação dos recursos naturais. Aqui, o que acontece é justamente a substituição das matérias-primas e combustíveis convencionais utilizados para a fabricação do cimento.

Coprocessamento de resíduos na indústria de cimentos

coprocessamento de resíduos

No Brasil, o coprocessamento de resíduos passou a ser uma técnica mais frequente no final da década de 1980, partindo das indústrias cimenteiras. A partir de então, tal categoria reconheceu o método como sendo um dos melhores para o desempenho econômico do setor, diminuindo gastos energéticos e colaborando de certa forma para um desenvolvimento mais sustentável. Apesar disso, vale ressaltar que é primordial tomar cuidado durante a gestão desse processo, protegendo toda a equipe de funcionários.

Leia também: Entenda a relação entre acordo setorial e logística reversa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar