Governo de Minas Gerais recebe R$ 100 milhões da União para acabar com os lixões no estado

Governo de Minas Gerais

O mais recente acordo firmado entre o Governo de Minas Gerais e o Ministério do Meio Ambiente tem como finalidade, o repasse de R$ 100 milhões de reais da União ao estado, para encerrar as atividades dos lixões a céu aberto. Assim, a ideia é premiar as melhores iniciativas sugeridas por cidades e consórcios dos municípios, incentivando a substituição dos lixões por centros de triagem mecanizada de recursos.

Leia também: Documentos e produtos inservíveis devem ser enviados à destinação final adequada

Saiba mais sobre o acordo

Governo de Minas Gerais

Além do estímulo a gerenciamentos adequados de resíduos gerados pela população e empresas mineiras, a verba também deve financiar alternativas de lazer para adultos e crianças, como parques nacionais cravados no estado de Minas. 

Assim, a estimativa é que cerca de 400 cidades do estado sejam beneficiadas com a verba do acordo entre a União e o governo. No edital, disposto pelo governo, ficou estabelecido ainda um sistema de pontos, determinando as localidades que serão contempladas com os recursos.

Leia também: Gerenciamento correto de resíduos colabora para a diminuição de gás carbônico na atmosfera 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar