31 3508.1919

Conheça o SNUC e quais são suas obrigações

SNUC

Instituído no dia 18 de julho de 2000, pela Lei nº 9985, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de diretrizes e normas oficiais. Dessa forma, possibilita às esferas governamentais federais, estaduais e municipais, junto à iniciativa privada, a criação, implementação e gestão de unidades de conservação. 

São 12 categorias que o sistema controla. Dentre elas, são duas as de maior destaque: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Assim, eles contam com objetivos específicos, diferenciando-se pela forma de proteção e usos. 

Leia também: Classificação de resíduos sólidos evita ocorrências de tratamentos negligentes e danos ambientais

Confira alguns dos objetivos do SNUC

SNUC

Segundo o artigo quarto da Lei 9985/2000, entre os objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação estão: 

  • Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; 
  • Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional;
  • Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
  • Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura, promovendo-as social e economicamente; 
  • Proteger as características relevantes de natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural. 

Leia também: Confira as obrigações legais para o mês de julho, segundo o IGAM

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar