31 3508.1919

Programa “Minas do Hidrogênio” deve beneficiar indústrias locais; entenda

Na última quinta-feira (12), foi lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais o programa “Minas do Hidrogênio”, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

“O hidrogênio para Minas e para o Brasil é uma energia que será vital para enfrentar no futuro a situação de escassez hídrica que estamos passando”, afirmou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

O Hidrogênio Verde é obtido através da eletrólise da água ou da biomassa e biocombustíveis, recursos abundantes em Minas Gerais. A energia seria produzida então, sem emitir dióxido de carbono, poupando os 830 milhões de toneladas anuais de CO2 originados da produção de gás feito com combustíveis fósseis. 

Leia também: Gerenciamento correto de resíduos colabora para diminuição de gás carbônico na atmosfera

Aproveitamento do Hidrogênio

Hidrogênio verde

Segundo o programa feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o hidrogênio será aproveitado primeiramente para produção de energia fotovoltaica, biometano e etanol. E então, será destinado para consumo da indústria local.

O objetivo do aproveitamento de hidrogênio verde pelas indústrias é descarbonizar as atividades das siderúrgicas, do agronegócio e das mineradoras. O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, espera que as empresas mineiras fiquem mais competitivas com a alavancagem do H2V. 

Para as indústrias de setores de mineração, refinarias e produção de aço e amoníaco, o hidrogênio verde é um ótimo recurso para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa. Além disso, é um recurso chave para a transição energética global. 

Marcelo Veneroso, coordenador do conselho de hidrogênio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), acredita que “se nossos produtos não entrarem na onda verde de baixa emissão de carbono, não teremos aceitabilidade e ficaremos obsoletos em até 30 anos.” 

Leia também: Ao menos 82% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, aponta pesquisa 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar