Entenda a importância da coleta de resíduos industriais no Brasil

Com base nos dados obtidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foi constatado que o Brasil gera, por dia, cerca de 541 mil toneladas de lixo. Tal índice acende uma importante discussão acerca de processos como reciclagem, reuso, redução e prevenção em nossa sociedade.

Com isso, reflete diretamente nos hábitos cotidianos não apenas das pessoas, mas também das indústrias que devem servir de modelo e zelar por um gerenciamento adequado dos seus resíduos, independentemente do ramo. A negligência coloca em jogo não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública.

Leia também: O Brasil possui quase 3 mil lixões, mesmo após o vencimento da PNRS

A Importância da Coleta de resíduos industriais

Existe uma grande diferença entre o lixo comum e o resíduo industrial, a composição do segundo é muito mais danosa para o meio ambiente e para a saúde pública, devido ao grande volume e composição com substâncias e produtos químicos altamente tóxicos. 

Todo o processo de coleta deve ser estrategicamente planejado, desde a identificação do resíduo e o uso do transporte adequado, até o comprometimento de descartar o material no destino mais adequado.

Contratar uma empresa qualificada para realizar o serviço é fundamental e de suma importância para garantir que todo o processo seja realizado dentro das regulamentações da lei e, claro, que seja ecologicamente correto. 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar