A Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) já é realidade em 449 municípios mineiros; veja

Desde que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) assumiu a gestão de resíduos sólidos no estado de Minas Gerais, várias ações foram realizadas para auxiliar na extinção de lixões nos municípios e regiões. 

A meta estabelecida pelo Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) era atender, pelo menos, 61% da população em termos de serviço de coleta e destinação de resíduos. Com seis meses de antecedência, o Governo de Minas já atende 71% da população urbana.

Leia também: Entenda a importância da coleta de resíduos industriais no Brasil 

Novas soluções para destinação de resíduos sólidos

Por meio de consórcios públicos, foi possível fechar 33 lixões do estado, reduzindo o número total de 360, para 327. Os resíduos que iam para esses lixões, agora são encaminhados para locais devidamente licenciados. 

Além disso, 10 Termos de Cooperação Técnica (TCT) foram firmados entre a Semad e consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo da articulação conjunta de ações voltadas à administração e a destinação correta de resíduos sólidos urbanos. Juntos, somam 239 municípios mineiros que estão fazendo parte dos termos. 

De acordo com Enilson dos Santos, secretário executivo do Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), a Semad e seu auxílio técnico têm sido essenciais para permitir que os projetos de destinação sustentável de resíduos aconteçam. “Com apoio da Semad, a abordagem junto aos municípios para apresentação de propostas e projetos se torna muito mais efetiva, pois contamos com a credibilidade de um órgão ambiental que atua em todo o estado”, diz ele. 

A Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) já é realidade em 449 municípios mineiros, para empreendimentos ambientalmente regulares. O número só tende a crescer com a implementação de novos projetos e novas regularizações.

Leia também: Programa “Minas do Hidrogênio” deve beneficiar indústrias locais; entenda 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar