31 3508.1919

Logística reversa evita descarte irregular de pneus inservíveis, entenda

A logística reversa de pneus inservíveis impede o descarte irregular de muitos desses produtos na natureza. Pneus inservíveis são aqueles que não podem ser reutilizados, portanto sua disposição final deve ser adequada, priorizando a sustentabilidade e o bem-estar de todos. 

Segundo dados divulgados pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), anualmente, no Brasil, são descartados cerca de 450 mil toneladas de pneus. Para se ter uma ideia, quando descartados de forma incorreta no meio ambiente, demoram, em média, 600 anos para se decomporem. 

A logística reversa de pneus está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e na Resolução Conama nº 416/2009, para evitar estes incidentes e consiste na ideia de que para cada pneu novo comercializado, a empresa fabricante ou a importadora deve destinar adequadamente um pneu inservível.

Leia também: Ao menos 82% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, aponta pesquisa

Quais as vantagens da logística reversa de pneus?

Ao oferecer a destinação ambientalmente adequada aos pneus, colaboramos não só com a sustentabilidade, mas a empresa adquire algumas vantagens, como:

  1. Ganho de matéria-prima

A destinação final correta dos pneus inservíveis consiste na descaracterização do material. Assim, a empresa pode retirar a matéria-prima do antigo pneu para a produção de novos.

     2. Distribuição do pneu

O pneu inservível também pode ser comercializado para outros setores e transformado em novos materiais, como gramado sintético e tapetes para automóveis.

      3. Melhora a imagem da empresa

Por se tratar de uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, a empresa se torna positiva aos olhos dos consumidores e ganha uma vantagem frente ao mercado.

Pensando nisto, a Inovar Ambiental realiza tratamento de destinação final de resíduos sólidos, oferecendo os procedimentos mais modernos e eficientes do mercado. Entre em contato com o nosso time e saiba mais!

Leia também: Documentos e produtos inservíveis devem ser enviados à destinação final adequada

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar