31 3508.1919

Descarte incorreto de resíduos líquidos é crime ambiental; entenda

No Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais está previsto que causar poluição de qualquer natureza, que possa resultar em danos à saúde humana ou destruir de forma significativa a flora, devido ao descarte incorreto de resíduos e líquidos é crime.

Atitudes como esta não são pautadas pela sustentabilidade! Especificamente os resíduos líquidos, que são gerados em todos os processos produtivos devido ao uso da água, devem ser tratados da forma correta. Há também empresas que geram resíduos líquidos químico-tóxicos compostos, por exemplo, por ácidos e metais pesados.

Indústrias que produzem estes resíduos devem providenciar pela classificação, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final correta do material, para evitar a poluição de efluentes e do meio ambiente e atender aos requisitos da legislação.

Leia também: Legislação ambiental: confira as 4 principais políticas nacionais

Quais problemas podem acontecer com o descarte incorreto de resíduos líquidos?

resíduos líquidos

Além de ser uma obrigatoriedade prevista em lei, tratar os resíduos líquidos está além disso. É feito em prol social e do meio ambiente, caso não seja feito da forma correta pode:

  1. Prejudicar a saúde 

Os efluentes podem contaminar a água e acarretar diversos malefícios ao ser humano, como doenças. Além disso, prejudica a fauna presente no local de descarte.

     2. Gerar punições

Existem punições previstas em lei que variam de multas até paralisação temporária, ou definitiva, das atividades da empresa. 

     3. Desqualificar a empresa

Além de estar sujeita a autuação de órgãos ambientais, a instituição perde certificações ambientais importantes.

Para evitar esta situação, a Inovar Ambiental te auxilia a fazer a gestão de resíduos sólidos da sua empresa. Realizamos um trabalho seguro e colaborativo, para que a organização trabalhe respeitando o meio ambiente e a sociedade! 

Leia também: Conheça os tratamentos adequados para resíduos líquidos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar