31 3508.1919

Inovar Ambiental participa de live sobre compensação tributária; veja como foi

Compensação tributária

Na última quarta-feira (09/02), a Prolab-MG organizou, em parceria com a Inovar e a Waylix, uma live para tratar da importância da compensação tributária e destinação ambientalmente adequada de perdas produtivas. 

Ministrada por Antonio Siqueira, a transmissão mostrou a relevância de substituir os modelos convencionais de administração da produção. A cadeia produtiva não acaba no processo de destinação final, além da possível reutilização de matérias-primas, existem perdas que podem ser dedutíveis.

Assim, as despesas dedutíveis são aquelas que podem ser abatidas da base do cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL). 

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

A compensação tributária se trata de um solução para minimizar perdas

Compensação tributária

Na conversa, foi enfatizado que a compensação tributária não é um ganho financeiro para a empresa. Trata-se de uma minimização de perdas. Dessa maneira, os materiais que, durante a fabricação, transporte ou manuseio sofrem algum dano que impossibilita a utilização e comercialização, podem ser passíveis de dedutibilidade. 

Entretanto, as perdas só podem ser consideradas dedutíveis depois de passar por uma perícia de um agente de fé pública, que constate em laudo ou certificado a identificação e a quantidade de produtos destruídos ou inutilizados. Os materiais são caracterizados de acordo com o artigo 303 do Regulamento do Imposto de Renda RIR/2018. 

Nesse processo, leva-se em consideração o custo que a empresa teria com a armazenagem, recepção, inventário, embalagem, transporte e destinação adequada de um produto que não seria utilizado.

Sendo assim, este valor é compensado no IR e CSLL, os materiais obtém destinação ambientalmente adequada e a instituição pode conseguir a compensação de até 34% do valor.

Leia também: Gerenciamento correto de resíduos colabora para a diminuição de gás carbônico na atmosfera

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar