Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

A reciclagem de resíduos, independentemente do seu tipo, gera diversas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. Já o contrário, quando há o descarte negligente, muitos danos são causados à natureza e aos seres humanos. 

Um dos grandes desafios atuais da humanidade é aprender a descartar corretamente o seu lixo. O que acontece é que muitas pessoas e empresas ainda não sabem diferenciar se aquilo que estão jogando fora pode ser reaproveitado ou não. O descarte incorreto faz com que o lixo vá parar em lugares indevidos e esse fato causa diversos problemas ao meio ambiente. 

No Brasil são produzidas aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Quando eles são misturados com lixo descartável, somente 1% consegue ser reaproveitado, mas, quando ocorre a separação correta, ao menos 70% são reciclados. 

Quando os resíduos sólidos são descartados incorretamente eles provocam diversos tipos de danos, como a contaminação de alimentos, redução da fertilidade do solo, redução da vegetação e problemas de saúde pública. Os resíduos orgânicos também podem causar impactos na biodiversidade. 

Por conta da geração desses danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde pública, entender a importância da reciclagem de resíduos e praticá-la é fundamental.

Leia também: Você sabe o que é uma balança rodoviária? Vem entender!

A importância da reciclagem de resíduos

É preciso ter claro que toda atividade humana gera resíduos. Portanto, se a reciclagem deles for praticada, irá gerar inúmeros benefícios. Afinal, ao invés de simplesmente descartá-los, será possível reutilizá-los.

A reutilização dos resíduos além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, poupa o uso de água e de energia.

Conheça as outras vantagens da reciclagem de resíduos: 

  • Diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa;
  • Evita o corte de árvores;
  • Contribui para o uso racional dos recursos naturais;
  • Diminui as agressões ao solo;
  • Diminui a poluição;
  • Reduz gastos com a limpeza pública;
  • Gera emprego e renda;
  • Proporciona uma melhora na qualidade de vida dos seres humanos e dos animais. 

As atividades industriais são responsáveis por gerar, ao menos, 50% dos resíduos do Brasil. Sendo assim, é de responsabilidade do gerador cuidar para que estes resíduos sejam tratados da melhor maneira ambientalmente correta. 

A Inovar Ambiental está aqui para facilitar o processo de gerenciamento de resíduos e para garantir que a sua empresa siga corretamente as normas da legislação. Nós te ajudamos a contribuir positivamente para a sustentabilidade!

Leia também: Legislação ambiental: confira as 4 principais políticas nacionais

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar