31 3508.1919

Greenwashing: o que é e por que sua empresa deve evitá-lo?

O termo Greenwashing se refere ao ato de empresas ou marcas se aproveitarem de discursos sustentáveis em propagandas, embalagens, slogans, entre outros, mas sem de fato agirem de acordo com os princípios. Além disso, muitas vezes, mascaram os seus impactos ambientais de produção ou minimizam os danos causados. 

O crescimento do consumo consciente e da consciência ecológica fez com que fosse socialmente positivo possuir ligação com os valores ambientais. Logo, ser sustentável se tornou um fato que agregasse competitividade no mercado.

 

Para os consumidores, reconhecer a prática do Greenwashing é difícil! Mas, órgãos de controle e a fiscalização publicitária possuem formas de detectar estas inconsistências e punir ou advertir as empresas.

Leia também: Envio da Declaração de Movimentação de Resíduos deve ser feito até o final de fevereiro em MG

Como impedir o Greenwashing e investir de fato na sustentabilidade?

Greenwashing

Cabe à empresa evitar o Greenwashing investindo em, por exemplo, políticas de compliance. Estas consistem no comprometimento da instituição com uma gestão transparente e ética, pautada pela integridade nas tomadas de decisões diárias. Assim, a empresa que se compromete com a sustentabilidade deve levá-la em consideração em todas as deliberações.

Considerando a temática da geração de resíduos, uma forma de não praticar o Greenwashing é possuir todos os Certificados de Destinação Final emitidos pelos órgãos ambientais competentes. Pois, dessa forma, a empresa consegue comprovar com exatidão o tratamento e a destinação dos resíduos dentro de todos os processos legais.

Os resíduos, quando destinados de forma ambientalmente correta, contribuem com a diminuição da poluição e o desenvolvimento sustentável! Além disso, as empresas devem prezar pela conquista de selos de responsabilidade socioambiental, como o oferecido pela Inovar Ambiental, e respeitar a legislação ambiental.

A sustentabilidade não deve ficar apenas no papel, deve fazer parte do dia a dia da organização!

Leia também: Geração de resíduos cresceu 18% durante a pandemia no Brasil

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar