31 3508.1919

Reciclagem de papel minimiza a poluição ambiental

Reciclagem de papel

O mercado de papel e celulose brasileiro possui grande importância e influência na economia, pois é responsável por aproximadamente 1,3 % do PIB do país. No levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da International Energy Agency (IEA), em 2020, o Brasil foi o 8º maior produtor de papel no mundo. 

Além do viés econômico, é um dos materiais mais comuns na rotina industrial. Apesar de passar despercebido, o papel é classificado como resíduo industrial, classe II A – devido a sua solubilidade. Portanto, após o uso, deve receber o tratamento e destinação adequada, como a reciclagem. 

Segundo dados divulgados pela WWF-Brasil, a cada 28 toneladas de papel reciclado, evitamos o corte de 1 hectare de floresta. Logo, uma tonelada deste papel, impede o corte de 30 ou mais árvores. Além disso, a produção de papel reciclado dispensa processos químicos e diminui a poluição ambiental, reduzindo em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água. 

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

Reciclagem de papel: por que sua empresa deve se preocupar com isso?

Reciclagem de papel

Vivemos em uma sociedade cada vez mais preocupada com os impactos causados no meio ambiente e que prefere comprar de empresas sustentáveis. A reciclagem melhora a imagem da empresa perante a população e pode utilizar esta prática sustentável para fidelizar clientes. 

A WWF-Brasil apontou que a produção de uma tonelada de papel novo consome cerca de 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KWh de energia. Já a mesma quantidade de papel reciclado, consome apenas 1.200kg de papel usado, 2 mil litros de água e de 1000 a 2.500 KWh de energia.

Sendo assim, a organização pode reiterar, através da reciclagem deste material, a sua responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente. O processo colabora com a economia de recursos e o combate ao desmatamento,  além de ser uma forma visual de demonstrar os valores da marca. 

A Inovar Ambiental realiza o tratamento e a destinação ambientalmente adequada do papel, adaptando o processo às necessidades da empresa. Entre os vários exemplos, está a descaracterização de documentos, realizada a fim de evitar o desgaste da imagem da empresa e o vazamento de informações.

Leia também: Entenda a importância da coleta de resíduos industriais no Brasil

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar