31 3508.1919

Projeto de Lei incentiva criação de sistema nacional de logística reversa para resíduos têxteis

logística reversa

O Projeto de Lei 270/22 pretende criar um sistema nacional de logística reversa para resíduos têxteis, como sobras de tecidos e embalagens e produtos usados e descartados. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já possui orientações acerca da logística reversa no país, porém não há direcionamento para os resíduos têxteis.

Em 2019, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe) constatou que, das 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidos no Brasil, cerca de 170 mil toneladas eram de resíduos têxteis, como sobras e descarte de tecidos. A proposta visa contornar este tipo de situação e propõe, por exemplo, campanhas educativas para os consumidores e indústrias. 

O texto está tramitando pela Câmara dos Deputados e o autor da proposta, o deputado Nereu Crispim, argumenta que a fabricação de tecidos faz uso de produtos químicos danosos ao meio ambiente e gera diversas sobras, que poderiam ser reintegradas na manufatura. 

“É fundamental que esses resíduos têxteis sejam descartados corretamente e que passem pelo processo de reciclagem”, afirma.

Leia também: Logística reversa evita descarte irregular de pneus inservíveis, entenda

Não sabe onde tratar os resíduos têxteis da sua empresa? Conte com a Inovar Ambiental

logística reversa

A Inovar Ambiental realiza a gestão global de resíduos, incluindo o tratamento e destinação final ambientalmente adequada. Quando o material está apto para retornar ao ciclo produtivo, destinamos para a reciclagem. 

Sendo assim, colabora com o processo de logística reversa! De antemão, classificamos os resíduos de acordo com os seus aspectos físicos e químicos, seguido de uma análise da elegibilidade – que determina qual o tratamento e destinação mais adequada.

Após isso, acondicionamos e separamos os resíduos que podem ser reinseridos e os que necessitam de uma forma definitiva de destinação. Por fim, transportamos e tratamos os materiais. O processo é eficiente, sustentável e legítimo! 

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar