31 3508.1919

Inovar Ambiental apresenta soluções ao pequeno gerador de resíduos

A micro e pequenas empresas representam 27% do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro. Nossa experiência de anos no mercado nos fez ver que há, sim, vontade do pequeno gerador em  minimizar sua pegada ambiental, mas por restrições econômicas ele acaba, muitas vezes, depositando passivos perigosos em lixo comum.

Para resolver esse problema, temos soluções que se encaixam no orçamento de todos os segmentos produtivos, de oficinas mecânicas e lanternagens às usinagens, das construtoras às gráficas. É uma grande oportunidade para que esses comércios estejam a salvo de penalizações, obediente à legislação (a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina responsabilidades a todos os geradores) e que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Por isso, a Inovar programa, conforme a necessidade, coletas semanais, quinzenais, mensais ou até mesmo trimestrais e confere a destinação ambientalmente correta aos resíduo desses estabelecimentos, encaminhando-o para o coprocessamento, ou seja, para a destruição em altas temperaturas nos fornos de cimenteiras. Ao término desse processo, emitimos um certificado que comprova que o seu passivo teve como fim a melhor e mais eficiente destinação, sem prejuízo algum para a natureza.

Tome o caso das oficinas de funilaria de automóveis, um segmento que gera impactos ambientais menores, mas que podem tomar grandes proporções exatamente pelo descarte de produtos pós-uso. O solvente, por exemplo, muito utilizado na atividade, pode contaminar gravemente o solo e o lençol freático, ainda mais se o piso do comércio não tiver a cobertura adequada. A posse do reciclador de thinner para estender a vida útil desse material não é uma realidade para todos os estabelecimentos e, mesmo assim, permite reaproveitar, no máximo, 85% do líquido, deixando para trás uma borra que precisa ser tratada.

Problema semelhante reside com o uso de tintas. Muitos não contam com um lavador de pistolas, que retém as sobras do processo de pintura, impedindo que sejam lançadas na rede comum de esgoto e optam pelo processo manual e poluente. Tanto os restos desse produto quanto os de solvente precisam ser armazenados para que uma empresa especializada dê a destinação correta, como a Inovar Ambiental.

Por isso, independente do ramo de atuação da sua empresa, temos a solução para o seu passivo!

× Fale com a Inovar