31 3508.1919

Com gestão ambiental focada em resultados, 4º curso da Inovar supera expectativas

De que forma agir para que a sua empresa trace o caminho do sucesso e impacte o menos possível o meio ambiente? Como ser sustentável e transparecer esse conceito à sociedade, à cadeia de valor e aos concorrentes? Quais as melhores decisões a tomar e de que forma o gerenciamento ambiental pode ser realmente decisivo a toda atuação de uma companhia?

São perguntas costumeiras no meio corporativo. Para respondê-las de forma clara e analítica, a Inovar Ambiental realizou nesse sábado, dia 03 de junho, o 4º Curso de Gestão Ambiental com Foco em Resultados, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento teve como palestrantes Rafael Marques Motta, idealizador e gerente comercial da Inovar Ambiental e Fábio Rodrigues da Silva, tecnólogo ambiental com mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais.

O objetivo principal do curso foi o de transformar as diversas informações ambientais, muitas vezes desconexas, em indicadores para a clara tomada de decisões. Para acessar esse conhecimento, mais de 60 congressistas, dos mais diversos segmentos, estavam presentes e fizeram apenas avaliações elogiosas de todo o conteúdo exposto.

As apresentações tiveram como foco ilustrar ferramentas testadas na prática, com resultados reais e comprovados por pequenas, médias e grandes empresas. Assim, permitiu-se que os participantes estruturassem o seu próprio modelo de gestão de acordo com as suas necessidades e realidades específicas e se tornassem aptos a aplicá-lo em qualquer instituição, dos mais variados setores.

Os conceitos que mais tiveram em voga durante o curso foi a Sustentabilidade Empresarial, a Gestão da Informação, o Gerenciamento de Projetos, Sistema de Gestão Ambiental, Melhoria contínua – Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir), bem como Análise de risco e Gestão por processos.

O evento deixou claro que não basta apenas obter uma licença ambiental e atender a legislação aplicável, é preciso transformar a gestão ambiental em diferencial competitivo e em fator estratégico para criação de valor, imagem e reputação.

Desta forma, cabe ao gestor ambiental, dentro de seu campo de atuação, tornar riscos em oportunidades e utilizar as ferramentas necessárias para demonstrar efetivamente que a gestão ambiental é estratégica para obter bons resultados. Os palestrantes, com seus erros e acertos durante anos de experiência, puderam retratar essa realidade com clareza aos participantes.

E a quinta edição do curso já está previamente programada para o dia 05 de junho de 2018, Dia Internacional do Meio Ambiente e ano que marca os cinco anos de existência da Inovar Ambiental. Mais informações serão publicadas em nosso site e mídias sociais ao longo desse ano e do próximo.

× Fale com a Inovar