31 3508.1919

Saiba como funciona a nossa Gestão Global de Resíduos

Atuar de forma adequada e segura na coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos. Essa é a essência da Gestão Global de Resíduos da Inovar Ambiental que tem como objetivo a preservação do meio ambiente, da saúde pública, da otimização dos ciclos produtivos e do perfeito atendimento às normas e leis ambientais.

Entenda cada etapa da Gestão Global de Resíduos que a Inovar Ambiental pratica:

Identificação dos processos e geração de resíduos: com um olhar atento ao cliente, nossos profissionais altamente capacitados identificam os processos produtivos que mais geram resíduos e carecem de atenção. Assessoramos quanto a possíveis pontos de melhoria e coletamos amostras para análises em laboratório e posterior classificação.

Classificação dos resíduos: realizamos uma minuciosa caracterização dos aspectos físicos e químicos dos resíduos para, então, seguir com a classificação que determinará se ele é Classe I – Perigoso ou Classe II – Não Perigoso. Neste último caso, ainda verificamos se configura em Classe II A – Não-inertes ou Classe II B – Inertes.

Análise de Elegibilidade: nesta etapa, após a devida classificação, executamos uma análise química para verificar a solução de tratamento e destinação que melhor se encaixe ao tipo de resíduo trabalhado, sempre pautados em sua composição física e química.

Processo de segregação: acondicionamos o resíduo de forma correta e prevista em lei no site do gerador para definir a possibilidade de utilização futura desses materiais, seja encaminhando para a reciclagem ou outra destinação definitiva, como o coprocessamento, por exemplo.

Logística de transporte: contamos com veículos próprios para cada tipo de resíduo e, portanto, é necessário estabelecer uma logística segura para eles e que esteja de acordo com as exigências das agências de fiscalização e controle de transporte de cargas.

Coleta: os profissionais da Inovar utilizam equipamentos de proteção individual que se adequam aos diferentes tipos de resíduos e sua periculosidade ao fazer a coleta. O material retirado do site do cliente é transportado por veículos adequados a cada tipo de resíduo e por motoristas que possuem o curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos

Tratamento: existem várias opções de tratamento que variam de acordo com o tipo do resíduo em questão:

Resíduos Industriais, resíduos perigosos e resíduos sólidos: são aptos ao coprocessamento, que é a destruição térmica em fornos de cimento. As exceções a esse tratamento são os resíduos de serviços de saúde, explosivos, nucleares, radioativos, pilhas e baterias, pesticidas, bem como os que tenham elevado teor de cloro ou metais pesados.

Resíduos líquidos: são encaminhados a estações de tratamento, que tornam suas características químicas aptas a serem devolvidos ao corpo hídrico, sem perigo de contaminação ou qualquer ônus à natureza.

Resíduos químicos: são tratados através de coprocessamento.

Eletroeletrônicos: cabe a manufatura reversa, que é a desmontagem e separação das partes do equipamento para o posterior envio à reciclagem.

Produtos inservíveis: realizamos a fragmentação específica para cada tipo de produto e suas embalagens, sejam de plástico, metal, vidro ou papel, com ou sem conteúdo líquido. Assim, transformamos os produtos não comercializáveis em minúsculos pedaços em que as marcas ou qualquer identificação com o nome do gerador é impossível de ser identificado. Após este processo, encaminhamos o resíduo resultante para o coprocessamento, que é a destruição térmica em fornos de cimento.

Destinação final: após o tratamento executado de acordo com o tipo e características dos resíduos, a destinação é concluída sem gerar qualquer impacto ambiental significativo à natureza e à vida humana.

Certificado de Destinação/Reciclagem: para que o gerador tenha controle sobre os resíduos que gera e as respectivas tecnologias que foram empregadas para o seu tratamento e destinação final ou reciclagem, a Inovar emite um certificado que atesta as práticas ambientalmente corretas empregadas. Desta forma, a indústria ou pequeno gerador mantém-se de acordo com suas obrigações legais junto aos órgãos ambientais competentes e, assim, contribuam para a minimização de impactos de suas atividades.

× Fale com a Inovar