31 3508.1919

Logística reversa: por que as empresas precisam se adequar?

Muito se tem falado ultimamente sobre a logística reversa, os benefícios que ela proporciona para a empresa, clientes e o meio ambiente. Mas afinal, essas vantagens são mesmo reais? Como a empresa pode implementar essa atividade?

A logística reversa gerencia o inverso de um processo da logística tradicional. Ou seja, ela trata do fluxo de materiais do ponto em que são consumidos até a sua origem. Além disso, ela também controla o fluxo de informações e comunicação necessária para que esse processo seja eficiente.

Ela é muito usada em casos de empresas que reaproveitam produtos ou suas embalagens, ou recolhem materiais para que possam ser devidamente descartados ou reciclados.

Para que as empresas consigam adotar essa prática, é preciso estruturar uma gestão e criar um planejamento, que envolve a escolha de parceiros, decisão de reaproveitar os veículos que saem para entregas, roteirização, frequência de coleta, aplicação do processo em caso de devoluções e trocas, entre diversos outros aspectos. A Inovar Ambiental pode te ajudar com tudo isso e muito mais!

Os benefícios

De fato, quando bem implementada, a logística reversa pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa. Confira algumas delas a seguir e saiba como sua empresa pode se beneficiar dessa prática.

Trocas e devoluções de produtos costumam ser origem de problemas no relacionamento entre a empresa e seus clientes. Grande parte disso se dá na demora para que esse processo seja finalizado. Com a implementação de uma logística reversa, as empresas podem coletar esses produtos com muito mais rapidez e concluir a solicitação de seus clientes em menor tempo hábil.

Sustentabilidade

Esse é um conceito que tem se disseminado amplamente nas empresas nos últimos anos. A logística reversa pode ser utilizada, como já citamos, para que as empresas possam fazer a correta destinação de produtos, ou mesmo enviá-los para um processo de reciclagem.

Além de contribuir com a diminuição de lixo e poluição, as empresas podem se valer disso para aprimorar sua imagem perante seus clientes e conseguir se posicionar melhor no mercado, como uma empresa que adota o conceito “verde”.

Redução de custos

A redução de custos também é um dos benefícios que a logística reversa pode proporcionar para uma empresa. Além de ter a possibilidade de reduzir custos ocupando os veículos que retornariam vazios para a empresa — utilizando-os para a coleta de produtos e/ou embalagens no percurso do retorno — essa redução também pode vir em forma de redução no consumo de matéria prima (como no caso das embalagens de cerveja, que retornam e são reutilizadas no processo produtivo).

Adequação à legislação

Muitas leis criadas em prol do meio ambiente têm sido aperfeiçoadas, tornando algumas exigências ainda mais rigorosas. Isso faz com que algumas empresas sofram com fiscalizações mais frequentes e intensas, a fim de verificar sua adequação às normas relacionadas ao meio ambiente. Portanto, outro benefício dessa prática é fazer com que as empresas se enquadrem dentro da legislação vigente e atuem de forma regular.

A logística reversa, além de ser uma prática muitas vezes essencial, para alguns tipos de negócio, pode ser adotada por qualquer empresa que busca aprimorar alguns processos e resultados. E, como podemos ver, as vantagens abrangem diversos aspectos.

× Fale com a Inovar