31 3508.1919

Reciclagem de aerossóis

As latas de aerossol estão muito presentes na vida da população mundial e empresas que utilizam este tipo de embalagem na produção de inseticidas, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza e em muitos outros artigos. Somente no Brasil, o consumo deste produto, aproximadamente, é de 415 milhões e apenas 1% desse total segue para o destino correto de reciclagem.

As embalagens de aerossol, assim como outros produtos – pilhas, lâmpadas fluorescentes, tintas e restos de produtos de limpeza –, necessitam de um cuidado especial após o uso porque, mesmo vazios, ainda possuem restos de gases tóxicos ou inflamáveis que são nocivos para o meio ambiente e para as pessoas que venham manipulá-los.

Por esse motivo, a população que faz o consumo de embalagens de aerossol e grandes empresas fabricantes, devem se preocupar com a logística reversa – uma das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos –, sabendo que a reciclagem é a melhor alternativa para evitar problemas, já que 100% do recipientes são feitos de aço, podendo ser reciclado inúmeras vezes.

Quando as embalagens chegam as empresas especializadas na reciclagem, assim como a Inovar Ambiental, a principal preocupação é para com a saúde e segurança dos funcionários que trabalham nesse processo. Desta forma, esse material precisa passar por um processo chamado despressurização. Essa ação é feita em um ambiente rigorosamente controlado em que os gases e sobras são captados e recuperados para, então, serem tratados de forma ambientalmente adequada. Este trabalho em específico é feito em parceria com a ProLab Ambiental e a WayLix.

× Fale com a Inovar