31 3508.1919

Importância do descarte correto de resíduos industriais

O dia a dia da gestão de resíduos dentro de uma empresa é o descarte adequado dos resíduos industriais. Essa rotina começa a partir da elaboração de um plano de gestão de resíduos, no qual serão identificados e os tipos de resíduos existentes na empresa, como resíduos perigosos ou não perigosos, recicláveis e qual a destinação ambientalmente correta.

A preocupação com o descarte correto dos resíduos industriais é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente e da saúde pública. Mas, além disso, quando não for feito o descarte correto à empresa poderá sofrer implicações que afetarão seu negócio, como a perda de clientes ou punições legais.

O resíduo industrial consiste de sobras da produção, muitas vezes com composição mista, na qual não podemos descartar sem um controle especifico devido aos impactos negativos que podem causar. Por esse motivo, é importante realizar um diagnóstico correto do resíduo gerado e certificar que o transportador, tratador ou empresa contratada para destinar o seu resíduo cumpri com a legislação ambiental.

A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso que a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que avalia os procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades, realizando desde a coleta ao tratamento adequado desses resíduos.

× Fale com a Inovar