A reciclagem de lixo eletrônico é a reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos de qualquer tipo que tenham sido descartados ou considerados obsoletos.
Alguns dos resíduos eletrônicos comuns incluem: eletrodomésticos como televisores, aparelhos de ar condicionado, fogões elétricos e aquecedores, ventiladores, DVDs, rádios e micro-ondas. Também entram nessa lista equipamentos de tecnologia da informação, como computadores, telefones celulares, laptops, baterias, placas de circuito, discos rígidos e monitores.
A reciclagem de lixo eletrônico é uma tendência crescente e foi iniciada para proteger a saúde humana e ambiental, principalmente devido aos impactos generalizados da poluição ambiental do lixo eletrônico.
Esse material pode ser altamente tóxico devido ao uso de metais pesados e diversos elementos químicos em sua composição. O chumbo, cobre, mercúrio, cádmio, bário, alumínio, arsênio, cromo, níquel, zinco e prata contido nesses produtos tornam-se graves passivos, contaminando recursos hídricos e o próprio homem, mas se gerenciados da forma correta podem se transformar em receita ao gerador.
A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. Entenda como esse trabalho de manufatura reversa se encaixa em nossa Gestão Global:
- Identificação dos processos e geração de resíduos;
- Processo de segregação;
- Logística de transporte;
- Coleta;
- Reciclagem: a Inovar faz a desmontagem e separação de partes específicas dos resíduos eletroeletrônicos e extrai diferentes elementos de cada componente que podem, posteriormente, gerar receita ao cliente e serem reaproveitadas em outros processos produtivos;
- Certificado de reciclagem: a prova de que os resíduos eletroeletrônicos gerados por sua empresa passaram por um rigoroso processo de manufatura reversa, atendendo, assim, as disposições solicitadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.