O que é o Certificado Ambiental de Destinação Final?

Ter um parceiro na hora de gerenciar o seu resíduo é a forma mais prática e segura de não causar danos ao meio ambiente, à saúde pública e não correr riscos de infringir a legislação ambiental. No entanto, você precisa ter certeza de que a empresa que você contratou irá, realmente, tratar e destinar corretamente o seu passivo.

A responsabilidade por qualquer dano ao meio ambiente, vale lembrar, é compartilhada entre o gerador e a contratada, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto, possuir uma salvaguarda é essencial.

Pensando nisso, a Inovar Ambiental emite um Certificado de Destinação Final/Reciclagem, a depender do tipo de resíduo que você envia. Esse documento atesta que o resíduo encaminhado passou por um rigoroso processo de gerenciamento sem que, para isso, tenha ocorrido qualquer dano ao meio ambiente. Trata-se de uma importante garantia perante aos órgãos ambientais e demais fiscalizadores.

No caso dos resíduos industriais não inertes, por exemplo, o Certificado de Destinação Final atestará que ele foi encaminhado ao coprocessamento. Ao se tratar de resíduos líquidos, após verificação das especificidades que indicam o tratamento ideal, que começa com o acondicionamento e coleta, encaminha-se para estações de tratamento. Desta forma, evita-se a contaminação de solos, recursos hídricos, animais e pessoas, além de manter-se em conformidade com a legislação. Saiba mais sobre o certificado clicando aqui.

A Inovar Ambiental disponibiliza uma equipe altamente capacitada e veículos adequados, conforme requisitos normativos dos órgãos ambientais, para coletar e transportar diversos tipos de resíduos, como resíduos industriais, químicos, sólidos, líquidos, perigosos, eletroeletrônicos, produtos inservíveis, despressurização de aerossóis, além de lâmpadas, pilhas e baterias.

× Fale com a Inovar